Atendimento Publius
onlineOlá, seja bem vindo(a) a Publius, Escola de Altos Estudos. Para que possamos prosseguir com o atendimento é necessário digitar as informações abaixo.
aguarde.
Inicie uma conversa com a Publius e esclareça todas as suas dúvidas.
Formato Online
Certificado de Conclusão
Acesso por 1 ano
Garantia de 7 dias
Estudos de Caso
Suporte Exclusivo
Material de apoio
inteligência artificial e o blockchain estão redefinindo as estratégias de marketing. A partir de uma abordagem de casos concretos de empresas que já implementaram estratégias eficazes na Web 3.0 e novos modelos de governança digital (DAOs), os participantes entenderão as mudanças nos pilares do marketing – Produto, Praça, Preço e Promoção – e como adaptá-los às novas dinâmicas do ambiente digital.
Este curso é indicado para profissionais de marketing, empreendedores, gestores de negócios e estudantes que desejam compreender como a Web 3.0 está impactando as estratégias de mercado e explorar novas oportunidades no ambiente digital.
1Introdução à Web 3.0 e sua Relevância para o Marketing
• O que é a Web 3.0 e como ela difere da Web 2.0?
• Principais características: descentralização, inteligência artificial, blockchain, interconectividade.
• Como a Web 3.0 está transformando o comportamento do consumidor e as estratégias de marketing.
• Revisão dos 4Ps do marketing mix e sua adaptação ao novo cenário.
• Prévia de como reinterpretamos cada P na Web 3.0
2Produto na Web 3.0
• Conceito tradicional: desenvolvimento de produtos e serviços.
• Impacto da Web 3.0:
o Cocriação de valor com o consumidor (prosumo e Service Dominant Logic).
o Personalização em massa com uso de IA e dados.
o NFTs e produtos digitais: novas formas de criar produtos e a questão da escassez.
o Exemplo 1: marcas de luxo usando NFTs para criar coleções digitais exclusivas
o Exemplo 2: games as a service, quebrando o paradigma produto-serviço (Steam, steam deck, steam link).
3Preço na Web 3.0
• Conceito tradicional: estratégias de precificação.
• Impacto da Web 3.0:
o Tokenização e criptomoedas como formas de pagamento.
o Precificação dinâmica com base em dados em tempo real.
o Novos modelos de monetização: assinaturas, micropagamentos e economia de atenção.
o Exemplo 1: ascensão e queda das criptomoedas e NFTs.
o Exemplo 2: dos $60 dólares fixos às microtransações no universo gamer.
4Praça (Distribuição) na Web 3.0
• Conceito tradicional: canais de distribuição e logística.
• Impacto da Web 3.0:
o Plataformas descentralizadas e marketplaces baseados em blockchain.
o Metaverso e videogames como novos canais imersivos e lúdicos de distribuição e experiência.
o Exemplo 1: produtos IoT como uma praça dentro do lar e no contexto de consumo (Amazon e Alexa, Google e Nest).
o Exemplo 2: os riscos da mercadificação de espaços lúdicos.
5Conclusões e Encerramento
• Recapitulação de como os 4Ps se modificam no contexto da Web 3.0.
• Recapitulação de como empresas tiveram sucessos e falhas nessa transição.
• Reforço da importância dos fundamentos do 4P como ferramenta para fugir de armadilhas.
6Promoção na Web 3.0
• Conceito tradicional: estratégias de comunicação e publicidade.
• Impacto da Web 3.0:
o Marketing de influência em plataformas descentralizadas.
o Uso de Big Data e IA para campanhas hiperpersonalizadas.
o Gamificação como ferramentas de engajamento.
o Redes sociais e comunidades digitais na Web 3.0.
o Exemplo 1: campanhas que criaram experiências imersivas no metaverso/videogames online
o Exemplo 2: campanhas hiper nichadas de produtos específicos.
Lucas B. Xavier
Marketing
Doutorando em Business com foco em Marketing na Schulich School of Business da York University (Toronto, Canadá). Mestre e graduado em Administração de Empresas pela FGV EAESP, também com ênfase em Marketing, onde atuou como professor assistente na mesma instituição, lecionando disciplinas como Marketing Mix, Gamificação para Negócios, Trade e Shopper Marketing. Profissionalmente, acumula experiências em instituições financeiras de destaque, como Itaú BBA, Morgan Stanley e Banco Original. Academicamente, participou de renomados congressos nacionais e internacionais na área de Administração, com destaque para os Estudos do Consumidor. Sua dissertação de mestrado, que explorou o consumo de videogames sob a perspectiva da sociomaterialidade, foi premiada como a melhor do ano pela FGV EAESP.
Por favor aguarde...
Carregando aguarde.